Cursos Técnicos Profissionalizantes

Parceria entre Aehda e Centro Tecnológico Paula Souza já profissionalizou mais de 400 alunos desde 2009. Inscrições semestrais.

Banco de Estagiários

Se você é estudante do Ensino Médio, Ensino Técnico ou Ensino Superior e tem interesse em cadastrar-se nas oportunidades de vaga para estágio em Araras, clique aqui!

Contrate um Estagiário

Milhares de adolescentes aguardam uma oportunidade de estágio para crescer na vida... Pelo menos um deles, você pode tirar da fila de espera. Saiba mais!

Centro Ambiental Aehda

Nosso Centro Ambiental produz mais de 320 espécies de mudas para reflorestamento, forma monitores ambientais, desenvolve eventos educativos sobre o meio ambiente e atua em projetos de recomposição florestal. Consulte-nos!

Seja um Voluntário Aehda

Se você quer doar de seu tempo e sabedoria para um mundo mais justo, venha nos conhecer e saber como seu gesto pode mudar realidades.

Projetos Sociais Personalizados

Conte com a Aehda para conceber, personalizar e desenvolver projetos sociais afirmativos na área de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário. Consulte-nos!

Arte e Educação

Em sua segunda edição, o projeto Rosa dos Ventos capacita jovens em disciplinas de desenvolvimento humano e técnico, tendo por diferencial o módulo de iniciação musical.
Saiba mais!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jornal premia melhores alunos em concurso


No Concurso Casal Estudantil, promovido pelo jornal Tribuna do Povo, que aconteceu no final de Setembro, no Sayão Futebol Clube, também foram premiados os Alunos Nota 10, pelo quarto ano consecutivo. A honraria é concedida aos melhores estudantes do 3º ano, baseada no histórico de notas do ensino médio.
Foi entregue também  o Troféu Sou a Cara da Minha Escola,  que premiou as lideranças jovens formadas nas 13 escolas participantes do Casal Estudantil. Quatro adolescentes da AEHDA estiveram entre os premiados. A elas, nossos parabéns pela seriedade e dedicação reconhecidas. Saiba mais sobre o Concurso no portal da Tribuna (clique aqui).


ALUNOS NOTA 10


Damaris Mota de Almeida, Escola Judith

Gisele Patrícia Aquino dos Santos, Escola Maria Rosa

ALUNOS CARA DA ESCOLA

Nayara dos Santos Calheiro, Escola Carlota

Renata Thais de Oliveira, Escola Graziano


No Concurso Casal Estudantil, promovido pelo jornal Tribuna do Povo, que aconteceu no final de Setembro, no Sayão Futebol Clube, também foram premiados os Alunos Nota 10, pelo quarto ano consecutivo. A honraria é concedida aos melhores estudantes do 3º ano, baseada no histórico de notas do ensino médio.
Foi entregue também  o Troféu Sou a Cara da Minha Escola,  que premiou as lideranças jovens formadas nas 13 escolas participantes do Casal Estudantil. Quatro adolescentes da AEHDA estiveram entre os premiados. A elas, nossos parabéns pela seriedade e dedicação reconhecidas. Saiba mais sobre o Concurso no portal da Tribuna (clique aqui).


ALUNOS NOTA 10


Damaris Mota de Almeida, Escola Judith

Gisele Patrícia Aquino dos Santos, Escola Maria Rosa

ALUNOS CARA DA ESCOLA

Nayara dos Santos Calheiro, Escola Carlota

Renata Thais de Oliveira, Escola Graziano

Educação Financeira é tema de projeto AEHDA e Cooperforte

Uma das turmas beneficiadas com a Oficina.
Nos  dias 2 e 4 de outubro,  81 jovens e 13 professores de escolas públicas de  Ensino Médio, participaram da oficina  piloto de Educação Financeira ministrada na sede da AEHDA.  A capacitação, conteúdo e material didático foram desenvolvidos pelo Instituto Cooperforte e, as aulas, ministradas por Luciana Franciozo, coordenadora do Departamento Administrativo da entidade,  e Benedito Carlos Florêncio Silva, representante da Cooperforte. 

Os demais jovens da Aehda receberão o conteúdo ao longo dos próximos meses e a prática deverá ser uma constante na entidade e escolas públicas, nas quais o conteúdo será desenvolvido. Os professores habilitados no método serão os disseminadores.

Segundo Benedito Florêncio, a oficina contribuirá decisivamente para que os atendidos nos projetos do Instituto e de outras áreas, adquiram conhecimentos e quebrem o paradigma de que organização financeira e poupança é somente para quem tem muito dinheiro. Para Luciana Franciozo, a metodologia foi muito eficaz. "A oficina conseguiu fazer os jovens participar das dinâmicas, interagir com o material impresso e audiovisual e colocar suas experiências e necessidades em grupo", afirmou. 

O assunto tem tomado enorme relevância nos espaços educativos, principalmente pela oferta de crédito facilitada, o consumo exacerbado e a falta de cultura de poupança dos brasileiros. Embora o tema seja corrente nas escolas particulares, somente a partir de 2013 as escolas públicas deverão incluir aulas de educação financeira no currículo básico. É o começo de uma caminhada rumo à erradicação do analfabetismo financeiro, segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Benedito Florêncio usa de sua experiência de décadas em
organização financeira, e também de sala de aula, para motivar jovens
durante as dinâmicas e exercícios.

Luciana, à esquerda foi a profissional da AEHDA que recebeu
capacitação no Instituto Cooperforte, em Brasília, DF, em junho deste ano.
Jovens receberam certificado ao término.

Uma das turmas beneficiadas com a Oficina.
Nos  dias 2 e 4 de outubro,  81 jovens e 13 professores de escolas públicas de  Ensino Médio, participaram da oficina  piloto de Educação Financeira ministrada na sede da AEHDA.  A capacitação, conteúdo e material didático foram desenvolvidos pelo Instituto Cooperforte e, as aulas, ministradas por Luciana Franciozo, coordenadora do Departamento Administrativo da entidade,  e Benedito Carlos Florêncio Silva, representante da Cooperforte. 

Os demais jovens da Aehda receberão o conteúdo ao longo dos próximos meses e a prática deverá ser uma constante na entidade e escolas públicas, nas quais o conteúdo será desenvolvido. Os professores habilitados no método serão os disseminadores.

Segundo Benedito Florêncio, a oficina contribuirá decisivamente para que os atendidos nos projetos do Instituto e de outras áreas, adquiram conhecimentos e quebrem o paradigma de que organização financeira e poupança é somente para quem tem muito dinheiro. Para Luciana Franciozo, a metodologia foi muito eficaz. "A oficina conseguiu fazer os jovens participar das dinâmicas, interagir com o material impresso e audiovisual e colocar suas experiências e necessidades em grupo", afirmou. 

O assunto tem tomado enorme relevância nos espaços educativos, principalmente pela oferta de crédito facilitada, o consumo exacerbado e a falta de cultura de poupança dos brasileiros. Embora o tema seja corrente nas escolas particulares, somente a partir de 2013 as escolas públicas deverão incluir aulas de educação financeira no currículo básico. É o começo de uma caminhada rumo à erradicação do analfabetismo financeiro, segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Benedito Florêncio usa de sua experiência de décadas em
organização financeira, e também de sala de aula, para motivar jovens
durante as dinâmicas e exercícios.

Luciana, à esquerda foi a profissional da AEHDA que recebeu
capacitação no Instituto Cooperforte, em Brasília, DF, em junho deste ano.
Jovens receberam certificado ao término.

USP lança cinco canais de TV pela internet


A USP (Universidade de São Paulo) lançou cinco canais de televisão online simultâneos em seu sistema de TV pela internet, a IPTV USP.

A IPTV (sigla de Internet Protocol Television) da USP funcionava em caráter experimental desde 2007 com a transmissão de eventos como palestras, conferências e encontros, além de disponibilizar um acervo de vídeos feitos sob demanda.


Essas modalidades permanecem e acrescentam-se os novos canais, que serão Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP.

Todo o conteúdo será aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas, como, por exemplo, uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada.

A nova plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos. Todos os vídeos estarão disponíveis para download.

Aulas online

Com os cinco anos da fase experimental, o acervo da TV online da USP já reúne uma biblioteca de mais de sete mil vídeos, contando ainda com uma integração ao Portal e-Aulas, que coloca à disposição do público videoaulas de professores da universidade.

Parte dessas aulas serão transmitidas nos canais durante a programação diária, respeitados os critérios de interesse e complexidade.

As disciplinas devem ser "interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos", explica o professor Gil da Costa Marques, coordenador do projeto.

Todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal.

Canais da TV pela internet

Algumas unidades terão papel de destaques em alguns deles. O canal "Saúde", por exemplo, será gerenciado pela Faculdade de Medicina (FMUSP) e conterá programas como "conheça o SUS", "saúde e mistérios" e "dia a dia com a saúde".

Já o canal "Arte e Cultura" será gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e terá uma produção diária inicial de seis horas. Nele estão presentes manifestações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo, e música, entre outros temas.

O canal "Tecnologia" terá forte contribuição da Escola Politécnica e conta em sua grade com programas como "história da tecnologia" e "princípio de funcionamento de equipamentos".

O canal "Ciências" é um dos mais abrangentes e terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui "história da ciência", "biografias" e "esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes".

O endereço da TV da USP pela internet é www.iptv.usp.br.

Com informações da USP - 25/09/2012


A USP (Universidade de São Paulo) lançou cinco canais de televisão online simultâneos em seu sistema de TV pela internet, a IPTV USP.

A IPTV (sigla de Internet Protocol Television) da USP funcionava em caráter experimental desde 2007 com a transmissão de eventos como palestras, conferências e encontros, além de disponibilizar um acervo de vídeos feitos sob demanda.


Essas modalidades permanecem e acrescentam-se os novos canais, que serão Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP.

Todo o conteúdo será aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas, como, por exemplo, uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada.

A nova plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos. Todos os vídeos estarão disponíveis para download.

Aulas online

Com os cinco anos da fase experimental, o acervo da TV online da USP já reúne uma biblioteca de mais de sete mil vídeos, contando ainda com uma integração ao Portal e-Aulas, que coloca à disposição do público videoaulas de professores da universidade.

Parte dessas aulas serão transmitidas nos canais durante a programação diária, respeitados os critérios de interesse e complexidade.

As disciplinas devem ser "interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos", explica o professor Gil da Costa Marques, coordenador do projeto.

Todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal.

Canais da TV pela internet

Algumas unidades terão papel de destaques em alguns deles. O canal "Saúde", por exemplo, será gerenciado pela Faculdade de Medicina (FMUSP) e conterá programas como "conheça o SUS", "saúde e mistérios" e "dia a dia com a saúde".

Já o canal "Arte e Cultura" será gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e terá uma produção diária inicial de seis horas. Nele estão presentes manifestações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo, e música, entre outros temas.

O canal "Tecnologia" terá forte contribuição da Escola Politécnica e conta em sua grade com programas como "história da tecnologia" e "princípio de funcionamento de equipamentos".

O canal "Ciências" é um dos mais abrangentes e terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui "história da ciência", "biografias" e "esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes".

O endereço da TV da USP pela internet é www.iptv.usp.br.

Com informações da USP - 25/09/2012

AVIDA recebe computadores da AEHDA

Instituição AVIDA, de Araras, SP, acaba de ser contemplada com quatro computadores seminovos completos para utilização administrativa em sua sede. Também foram cedidas peças diversas de informática para o curso de hardware que será instituído em convênio com o Centro Paula Souza, que atenderá usuários com deficiência visual.


Os computadores disponibilizados faziam parte do acervo cedido pela Fundação Herminio Ometto para complementação das oficinas da Aehda e de demais entidades. Os equipamentos foram voluntariamente revisados pelos instrutores de informática da entidade. A avaliação de doação da Aehda passa pela análise do papel socioeducativo da organização receptora.

A retirada ocorreu na última terça-feira, 9/10, pela coordenadora Maura Bury. 

Sobre AVIDA:


Sua história começa em Novembro de 2005, quando um grupo de famílias, pessoas com deficiência, professores e diretores de escolas especiais e outros membros da comunidade ararense se reuniam com um só objetivo: formar uma entidade para trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, seja essa deficiência mental, sensorial, física ou múltipla.

Com o objetivo de informar e desenvolver ações para conscientizar a sociedade da igualdade de direitos destas pessoas, suas necessidades, potencialidades, habilidades e competências e da contribuição que elas podem dar para a vida em comunidade, respeitando a sua individualidade, garantindo desta forma o pleno direito de sua cidadania, nasce no dia 09/05/2006 a AVIDA – Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras. A diretoria da AVIDA é formada por membros da comunidade, como: representantes das famílias das pessoas com deficiência, empresários, gestores, contabilistas e advogados, que se dispuseram voluntariamente na construção de uma entidade forte, profissionalizada, empenhada e comprometida com o desenvolvimento social de nossa cidade.

MISSÃO

“Promover a inclusão social das pessoas com deficiência para o exercício de sua cidadania.”

VISÃO

 Utilizar das melhores tecnologias de ensino e aprendizagem para seu desenvolvimento pessoal e profissional;

Valorizar e respeitar a família como base no processo de inclusão.

VALORES

Compromisso, transparência, Respeito, Honestidade, Ética, Amor e Alegria.

ENDEREÇO

Rua Luiz Leonardi, 551, Jd. Rollo (Esquina com a Rua América, Centro) – Araras/SP - fone: 3542-3946 - avida@avida-araras.org.br


Peças servirão para curso de hardware aos usuários
com deficiência visual

4 computadores seminovos serão utilizados
em atividades administrativas

Instituição AVIDA, de Araras, SP, acaba de ser contemplada com quatro computadores seminovos completos para utilização administrativa em sua sede. Também foram cedidas peças diversas de informática para o curso de hardware que será instituído em convênio com o Centro Paula Souza, que atenderá usuários com deficiência visual.


Os computadores disponibilizados faziam parte do acervo cedido pela Fundação Herminio Ometto para complementação das oficinas da Aehda e de demais entidades. Os equipamentos foram voluntariamente revisados pelos instrutores de informática da entidade. A avaliação de doação da Aehda passa pela análise do papel socioeducativo da organização receptora.

A retirada ocorreu na última terça-feira, 9/10, pela coordenadora Maura Bury. 

Sobre AVIDA:


Sua história começa em Novembro de 2005, quando um grupo de famílias, pessoas com deficiência, professores e diretores de escolas especiais e outros membros da comunidade ararense se reuniam com um só objetivo: formar uma entidade para trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, seja essa deficiência mental, sensorial, física ou múltipla.

Com o objetivo de informar e desenvolver ações para conscientizar a sociedade da igualdade de direitos destas pessoas, suas necessidades, potencialidades, habilidades e competências e da contribuição que elas podem dar para a vida em comunidade, respeitando a sua individualidade, garantindo desta forma o pleno direito de sua cidadania, nasce no dia 09/05/2006 a AVIDA – Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras. A diretoria da AVIDA é formada por membros da comunidade, como: representantes das famílias das pessoas com deficiência, empresários, gestores, contabilistas e advogados, que se dispuseram voluntariamente na construção de uma entidade forte, profissionalizada, empenhada e comprometida com o desenvolvimento social de nossa cidade.

MISSÃO

“Promover a inclusão social das pessoas com deficiência para o exercício de sua cidadania.”

VISÃO

 Utilizar das melhores tecnologias de ensino e aprendizagem para seu desenvolvimento pessoal e profissional;

Valorizar e respeitar a família como base no processo de inclusão.

VALORES

Compromisso, transparência, Respeito, Honestidade, Ética, Amor e Alegria.

ENDEREÇO

Rua Luiz Leonardi, 551, Jd. Rollo (Esquina com a Rua América, Centro) – Araras/SP - fone: 3542-3946 - avida@avida-araras.org.br


Peças servirão para curso de hardware aos usuários
com deficiência visual

4 computadores seminovos serão utilizados
em atividades administrativas

Aehda abre vaga para Estagiário em Serviço Social


A Aehda está selecionando candidatos para uma vaga de Estagiário em Serviço Social, para atuar de segunda-feira à sexta-feira, por seis horas diárias. O valor da Bolsa Estágio é de R$ 933,00.

O candidato deve estar cursando o segundo ano em 2012 e, preferencialmente, residir na cidade de Araras.

Os currículos devem ser entregues até 31 de outubro de 2012 para o e-mail contato@aehda.org.br, ou, pessoalmente, para o Serviço Social da entidade, das 9 às 16h00.


A Aehda está selecionando candidatos para uma vaga de Estagiário em Serviço Social, para atuar de segunda-feira à sexta-feira, por seis horas diárias. O valor da Bolsa Estágio é de R$ 933,00.

O candidato deve estar cursando o segundo ano em 2012 e, preferencialmente, residir na cidade de Araras.

Os currículos devem ser entregues até 31 de outubro de 2012 para o e-mail contato@aehda.org.br, ou, pessoalmente, para o Serviço Social da entidade, das 9 às 16h00.

Acervo digital para pesquisar e baixar


Nesta postagem, você tem acesso a vários links da internet que disponibilizam farto material audiovisual para pesquisas, leitura e arquivamento em meios digitais. Vale a pena conferir:

Livros com biografias de atores e atrizes, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e livros sobre a história de emissoras de TV estão no acervo da Coleção Aplauso disponível para download.

Biblioteca Digital e Sonora
O site da Biblioteca Digital e Sonora tem materiais adaptados para deficientes visuais compatíveis com vários programas leitores e livros com narração. É preciso preencher um cadastro para conseguir acesso.


Cenpec
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) - Estudos, pesquisas, livros, artigos e outras publicações produzidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e por várias instituições nas áreas de educação, cultura e ação comunitária.

Editora Arara Azul 
Disponibiliza artigos, textos de pesquisas e livros para educadores, pessoas com deficiência auditiva e seus familiares.

Project Gutenberg 
Desenvolvido com o objetivo de disseminar cultura e facilitar o acesso a obras em formato digital, o site tem mais de 35 mil livros eletrônicos em português.

Hemeroteca digital brasileira 
Um portal que reúne antigos arquivos de jornais, revistas, anuários e boletins históricos de todo o Brasil.

Universia Livros 
O site foi criado por uma rede ibero-americana de colaboração universitária e tem versões digitais de obras acadêmicas e de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial.

Obras raras  (USP) 
A biblioteca digital de obras raras e especiais da Universidade de São Paulo (USP) tem versões digitais de livros completos e capas de títulos antigos e históricos.

Revistas  (USP) 
Publica as principais revistas produzidas pela Universidade de São Paulo (USP) e permite fazer pesquisas por assunto ou publicação.

Publicações Unicef 
Traz publicações da UNICEF com informações sobre a situação das crianças pelo mundo, nutrição, direitos humanos, saúde e outros temas, com estatísticas e análises abrangentes referentes a mais de 190 países.

Colaboração: ALMA DE EDUCADOR


Nesta postagem, você tem acesso a vários links da internet que disponibilizam farto material audiovisual para pesquisas, leitura e arquivamento em meios digitais. Vale a pena conferir:

Livros com biografias de atores e atrizes, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e livros sobre a história de emissoras de TV estão no acervo da Coleção Aplauso disponível para download.

Biblioteca Digital e Sonora
O site da Biblioteca Digital e Sonora tem materiais adaptados para deficientes visuais compatíveis com vários programas leitores e livros com narração. É preciso preencher um cadastro para conseguir acesso.


Cenpec
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) - Estudos, pesquisas, livros, artigos e outras publicações produzidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e por várias instituições nas áreas de educação, cultura e ação comunitária.

Editora Arara Azul 
Disponibiliza artigos, textos de pesquisas e livros para educadores, pessoas com deficiência auditiva e seus familiares.

Project Gutenberg 
Desenvolvido com o objetivo de disseminar cultura e facilitar o acesso a obras em formato digital, o site tem mais de 35 mil livros eletrônicos em português.

Hemeroteca digital brasileira 
Um portal que reúne antigos arquivos de jornais, revistas, anuários e boletins históricos de todo o Brasil.

Universia Livros 
O site foi criado por uma rede ibero-americana de colaboração universitária e tem versões digitais de obras acadêmicas e de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial.

Obras raras  (USP) 
A biblioteca digital de obras raras e especiais da Universidade de São Paulo (USP) tem versões digitais de livros completos e capas de títulos antigos e históricos.

Revistas  (USP) 
Publica as principais revistas produzidas pela Universidade de São Paulo (USP) e permite fazer pesquisas por assunto ou publicação.

Publicações Unicef 
Traz publicações da UNICEF com informações sobre a situação das crianças pelo mundo, nutrição, direitos humanos, saúde e outros temas, com estatísticas e análises abrangentes referentes a mais de 190 países.

Colaboração: ALMA DE EDUCADOR

Professor lança livro sobre Informática e Pedagogia

Professor Edson, da AEHDA e Paula Souza, aventura-se no
universo literário para disseminar conhecimentos
Nos tempos atuais, quando a inclusão de tecnologias diversas se faz  presente em todos os ambientes e os professores precisam mais do que nunca se preparar para interagir com o contingente de crianças e jovens conectados, Edson Carlos Baptista, coordenador pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade da AEHDA, debruça-se sobre o tema e transforma suas experiências e análises no livro Informática como Ferramenta Pedagógica. 

Publicado em setembro de 2012 e disponibilizado no Clube dos Autores, o livro, com 53 páginas, trata do tema com comentários práticos de quem há anos leciona para adolescentes, apontando caminhos para quem quer fazer da informática uma aliada na construção de conteúdos para as novas gerações.

O autor interessou-se pelo tema em sua dissertação de graduação em Análise de Sistemas e Pedagogia, anos atrás, e converteu sua pesquisa e experiências numa abordagem didática, de fácil acesso mesmo para os resistentes às novas tecnologias. "A opção da publicação no Clube dos Autores foi feita pela facilidade e universalização do acesso",  afirma Edson, que buscou  a coerência entre o tema e a forma de divulgação do livro: meios eletrônicos.

Apostando na disseminação de conhecimentos, Edson publicou nesta semana o segundo livro, de conteúdo  técnico e especializado, ensinando a criar projetos com o software Visual Studio, utilizado em programação de computadores.

Excertos do Livro Informática como Ferramenta Pedagógica


"O uso das novas tecnologias na educação tem sido cada vez mais frequente nas instituições de ensino de todo o Brasil. É cada vez mais comum vermos nas escolas, públicas e privadas, investimento na aquisição de microcomputadores e criação de laboratórios de informática.

Um dos pontos fundamentais do uso adequado dos computadores no processo ensino-aprendizagem passa pela formação daqueles que se utilizarão desta ferramenta no cotidiano escolar: o professor.

Pesquisadores que investigam o uso de metodologias na educação alegam que a essa forma de educar, onde o professor deixa de ser o “Mestre”, ou seja, o detentor do conhecimento causa uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As atitudes que levam os professores a se renovarem e voltarem para sala de aula reforçou ainda mais a adoção desses métodos nos meios educacionais.

Este Livro possui diversas metodologias de Ensino, as quais visão a integração interdisciplinar, focando a informática com instrumento de trabalho para realização dos Projetos propostos."

Para adquirir, clique aqui: Clube de Autores


Edson Carlos Baptista, Coordenador Pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade - Auditor Líder Interno do Sistema da Qualidade ISO 9001-2008. É graduado em Análise de Sistemas e Pedagogia. Possui Especialização em Informática na Educação e Licenciatura Plena em Informática. Atua como Instrutor e Coordenador Pedagógico dos jovens da AEHDA há dez anos e coordena o Departamento de Informática da entidade. Professor da Escola Técnica Dep. Salim Sedeh - Centro Paula Souza. Possui certificação em Fundamentos de TI: Hardware e Software pela CISCO Systems.

Professor Edson, da AEHDA e Paula Souza, aventura-se no
universo literário para disseminar conhecimentos
Nos tempos atuais, quando a inclusão de tecnologias diversas se faz  presente em todos os ambientes e os professores precisam mais do que nunca se preparar para interagir com o contingente de crianças e jovens conectados, Edson Carlos Baptista, coordenador pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade da AEHDA, debruça-se sobre o tema e transforma suas experiências e análises no livro Informática como Ferramenta Pedagógica. 

Publicado em setembro de 2012 e disponibilizado no Clube dos Autores, o livro, com 53 páginas, trata do tema com comentários práticos de quem há anos leciona para adolescentes, apontando caminhos para quem quer fazer da informática uma aliada na construção de conteúdos para as novas gerações.

O autor interessou-se pelo tema em sua dissertação de graduação em Análise de Sistemas e Pedagogia, anos atrás, e converteu sua pesquisa e experiências numa abordagem didática, de fácil acesso mesmo para os resistentes às novas tecnologias. "A opção da publicação no Clube dos Autores foi feita pela facilidade e universalização do acesso",  afirma Edson, que buscou  a coerência entre o tema e a forma de divulgação do livro: meios eletrônicos.

Apostando na disseminação de conhecimentos, Edson publicou nesta semana o segundo livro, de conteúdo  técnico e especializado, ensinando a criar projetos com o software Visual Studio, utilizado em programação de computadores.

Excertos do Livro Informática como Ferramenta Pedagógica


"O uso das novas tecnologias na educação tem sido cada vez mais frequente nas instituições de ensino de todo o Brasil. É cada vez mais comum vermos nas escolas, públicas e privadas, investimento na aquisição de microcomputadores e criação de laboratórios de informática.

Um dos pontos fundamentais do uso adequado dos computadores no processo ensino-aprendizagem passa pela formação daqueles que se utilizarão desta ferramenta no cotidiano escolar: o professor.

Pesquisadores que investigam o uso de metodologias na educação alegam que a essa forma de educar, onde o professor deixa de ser o “Mestre”, ou seja, o detentor do conhecimento causa uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As atitudes que levam os professores a se renovarem e voltarem para sala de aula reforçou ainda mais a adoção desses métodos nos meios educacionais.

Este Livro possui diversas metodologias de Ensino, as quais visão a integração interdisciplinar, focando a informática com instrumento de trabalho para realização dos Projetos propostos."

Para adquirir, clique aqui: Clube de Autores


Edson Carlos Baptista, Coordenador Pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade - Auditor Líder Interno do Sistema da Qualidade ISO 9001-2008. É graduado em Análise de Sistemas e Pedagogia. Possui Especialização em Informática na Educação e Licenciatura Plena em Informática. Atua como Instrutor e Coordenador Pedagógico dos jovens da AEHDA há dez anos e coordena o Departamento de Informática da entidade. Professor da Escola Técnica Dep. Salim Sedeh - Centro Paula Souza. Possui certificação em Fundamentos de TI: Hardware e Software pela CISCO Systems.