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Experiência de Cardoso a serviço da educação eficaz |
O professor mestre e coordenador do Curso de Sistemas de Informação Rogério Cardoso, doutorando da equipe docente da
Uniararas - FHO, apresentou para os instrutores da Aehda, na última segunda-feira (25/3), as vantagens de as organizações educativas adotarem o sistema Moodle para gestão de seus conteúdos de formação, aprendizado e interação com alunos.
A plataforma, criada pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, da Austrália, voltada para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais estimulando a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
A exposição de Cardoso foi motivada pela sua larga experiência com a plataforma, adotada desde 2009 pela Uniararas, e por ser orientador do trabalho de conclusão de curso de Janielle Oliveira, estagiária da Aehda, que pretende fazer um piloto na entidade para otimizar a rede de aprendizado semi profissionalizante de seus usuários.
Sendo um sistema colaborativo (OpenSource), o Moodle pode ser instalado e gerenciado gratuitamente, dependendo exclusivamente de pessoas aptas a estudar suas funções e arquitetura, que funcionam acopladas a um banco de dados.
Dados de março de 2013 mostram que sete milhões de cursos já foram disponibilizados em sites educativos de ensino presencial, semipresencial ou de educação à distância, efetivando a ferramenta como uma das mais eficazes para os educadores, que já somam 1,3 milhão de pessoas, atingindo mais de 67 milhões de usuários em 229 países.
Para o professor Rogério, "professores e alunos só têm a ganhar com a utilização do Moodle, que amplia a capacidade de interação, reflexão e aprendizado", afirma.
Segundo estatísticas apresentadas pelo professor Cardoso, o Brasil já é o terceiro maior usuário mundial, com 5,6 milhões de pessoas, perdendo apenas para os EUA,em primeiro lugar, com 13 milhões e para a Espanha, em segundo, com 6,7 milhões. Reino Unido e México aparecem entre 4º e 5º lugar, respectivamente.
Saiba mais sobre o Moodle. Clique na figura:
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Experiência de Cardoso a serviço da educação eficaz |
O professor mestre e coordenador do Curso de Sistemas de Informação Rogério Cardoso, doutorando da equipe docente da
Uniararas - FHO, apresentou para os instrutores da Aehda, na última segunda-feira (25/3), as vantagens de as organizações educativas adotarem o sistema Moodle para gestão de seus conteúdos de formação, aprendizado e interação com alunos.
A plataforma, criada pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, da Austrália, voltada para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais estimulando a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
A exposição de Cardoso foi motivada pela sua larga experiência com a plataforma, adotada desde 2009 pela Uniararas, e por ser orientador do trabalho de conclusão de curso de Janielle Oliveira, estagiária da Aehda, que pretende fazer um piloto na entidade para otimizar a rede de aprendizado semi profissionalizante de seus usuários.
Sendo um sistema colaborativo (OpenSource), o Moodle pode ser instalado e gerenciado gratuitamente, dependendo exclusivamente de pessoas aptas a estudar suas funções e arquitetura, que funcionam acopladas a um banco de dados.
Dados de março de 2013 mostram que sete milhões de cursos já foram disponibilizados em sites educativos de ensino presencial, semipresencial ou de educação à distância, efetivando a ferramenta como uma das mais eficazes para os educadores, que já somam 1,3 milhão de pessoas, atingindo mais de 67 milhões de usuários em 229 países.
Para o professor Rogério, "professores e alunos só têm a ganhar com a utilização do Moodle, que amplia a capacidade de interação, reflexão e aprendizado", afirma.
Segundo estatísticas apresentadas pelo professor Cardoso, o Brasil já é o terceiro maior usuário mundial, com 5,6 milhões de pessoas, perdendo apenas para os EUA,em primeiro lugar, com 13 milhões e para a Espanha, em segundo, com 6,7 milhões. Reino Unido e México aparecem entre 4º e 5º lugar, respectivamente.
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